introdução
Conjunto dos naturais
Conjunto dos inteiros
Conjunto dos racionais
Conjunto dos irracionais
Conjunto dos reais
Veja uma breve explicação da evolução dos conjuntos numéricos.
Iniciamos o estudo dos conjuntos numéricos pelo conjunto dos naturais representado pela letra N maiúscula, os números que pertencem a esse conjunto são:
N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11, ...}.
As operações se tornaram complicadas e sem solução, pois como podemos retirar uma quantidade maior de outra menor? Então foi notada a necessidade de mais números e surgiram os números inteiros representados pela letra Z maiúscula. Os números que pertencem a esse conjunto são:
Z = {... , -3,-2,-1,0,1,2,3, ... }
Q = { ... , -5; ...; - 4,2; ... ; - 2; ... ; -1;...; 0; ...; 3,56; ...; 4; ... }
Podemos dizer que o conjunto dos naturais está contido no conjunto dos inteiros e racionais, que o conjunto dos inteiros está contido dentro do conjunto dos racionais, veja essa relação em forma de diagrama:
Ao resolvermos a raiz de alguns números percebemos que as soluções encontradas eram números decimais infinitos e que não obedeciam a uma seqüência, portanto, esses números iriam participar de um conjunto chamado irracionais, representados pela letra I maiúscula. Esse conjunto fica à parte, ele e nenhum dos outros conjuntos citados acima está contido no conjunto dos irracionais.
A união dos conjuntos racionais com os irracionais forma o conjunto dos reais, representado pela letra R maiúscula, veja o diagrama abaixo:
Esse conjunto é chamado de conjunto dos números complexos, veio pra resolver raízes com índices pares e radicando negativo, pois no conjunto dos reais essa operação não teria solução.
Podemos concluir que o conjunto dos números reais está contido no conjunto dos números complexos.
extraido de: https://www.mundoeducacao.com.br/matematica/conjunto-dos-numeros-complexos.htm